Importância do Serviço de Vistoria a Caldeira

Importância do Serviço de Vistoria a Caldeira

www.tecno-caldeiras.pt

 

Ligue Já: 96 471 53 31

Manutenção em caldeiras: Por que é tão importante?

A manutenção de caldeiras representa parte importante para o bom funcionamento de todo tipo de indústria que usa esse equipamento. Essa importância se dá principalmente em virtude de alguns aspectos.

O primeiro aspecto tem relação direta com a segurança das operações. Caldeiras trabalham sempre sob alta pressão, por isso dispõe de dispositivos de segurança que devem receber as devidas manutenções. Caso contrário, poderão ter graves acidentes, que inclusive podem culminar em trágicas explosões.

Isto poderá ser evitado por manutenções corretamente realizadas em: válvulas de seguranças, eletrodos de controle de nível de água, sensores de medição (transmissores de nível, transmissores de pressão e de temperatura)

Outro aspecto relaciona-se com as perdas de eficiência de caldeira e falhas técnicas que ocasionam paradas do equipamento por longos períodos, principalmente por falta de manutenção. Esse fato significará perda de dinheiro, pois irá comprometer a geração diária de energia e consequentemente a geração de renda da indústria.

Vale ressaltar ainda que toda caldeira é susceptível a diversos tipos de problemas que podem surgir ao longo do tempo, ocasionando falhas e redução do desempenho.

Entre esses problemas pode-se citar: Corrosão, Erosão, Abrasão, Sobreaquecimento, Fadiga Mecânica e Térmica e Perdas de Eficiência de Combustão.

Estas ocorrências poderão ser descobertas e corrigidas com um eficiente diagnóstico, por meio de equipamentos de medições das variáveis que influenciam na operação e combustão da caldeira.

Estes diagnósticos poderão ser realizados de várias maneiras, por exemplo:

  • Analisar os fatores que porventura estão prejudicando a combustão (análise de oxigênio, análise de CO2 e análise de CO), causando aumento de consumo de combustível (biomassa, óleo e gás)
  • Realizar regulagens de combustão rotineiras de acordo com a análise de gases;
  • Verificação do teor de umidade do combustível utilizado (principalmente biomassa), que auxiliará no melhor controle da combustão;

Tais processos possibilitam antever problemas, garantindo maior segurança do operador, e aumentando a eficiência energética, melhorando a eficiência de combustão e reduzindo o consumo de combustível e reduzindo os custos operacionais.

Diagnóstico Operacional: Tão importante quanto a manutenção

De fato, a manutenção em caldeiras é fundamental em toda indústria que depende deste equipamento, porém, tão importante quanto a manutenção, é a capacidade de se conseguir fazer um diagnóstico preciso prévio.

Será através deste diagnóstico operacional que o engenheiro e os técnicos de manutenção terão mais informações para respaldar tomadas de decisões mais assertivas quanto as manutenções, quanto a eficiência da caldeira.

Esse diagnóstico permitirá levantar dados sobre o funcionamento da caldeira, como consumo de combustível, eficiência da caldeira e todas as variáveis que influenciam na combustão.

Estes e muitos outros dados, além de ocasionar redução no consumo de combustível, contribuirão com um maior monitoramento da eficiência do equipamento exercendo influência direta sobre a necessidade ou não de manutenção em caldeiras.

Vejamos um exemplo dessa funcionalidade:

Através do diagnóstico operacional observou-se um nível de O2 pós-queima vinha sendo mais elevado que o normal.

Essa elevação do nível de O2 é um forte indicativo que de uma caldeira desregulada que não vem realizando uma queima eficiente, acarretando no maior consumo de combustível e aumento das emissões ambientais

Benefícios do diagnóstico operacional de caldeiras

Qualquer indústria que investe em sistemas de monitoramento e análise de gases em caldeiras terá importantes benefícios que vão além muito além das informações técnicas.

Quando esse diagnóstico operacional é bem realizado os benefícios que a indústria terá serão:

  • Significativos ganhos de produtividade, principalmente em razão da otimização do uso de combustíveis;
  • Melhoria de eficiência energética da caldeira, mostrando se a queima é completa ou não e, se o volume/quantidade de ar é ideal;
  • Aumento de disponibilidade operacional;
  • Melhoria da segurança operacional.

Dessa forma, observa-se que a manutenção em caldeiras é parte primordial em toda indústria que faz uso desse equipamento.

Mas, a indústria que dispor de dispositivos capazes de realizar a análise de gases da combustão será beneficiada ainda mais pois conseguirá entender melhor o funcionamento da queima do seu equipamento ajudando em decisões mais assertivas quanto a necessidade de manutenção em caldeiras.